Dados Acadêmicos

  • Autor

    Gilcemar Burei

  • Orientador

    Dra. MYRIAN LAYR MONTEIRO PEREIRA LUND

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2019

Resumo do Projeto

Introdução

Este Plano de Negócios tem por finalidade a reestruturação da agência de relacionamento da Cresol Vale das Águas no município de Nova Laranjeiras/PR, visando a consolidação da marca Cresol no município. A agência em questão foi inaugurada em 2014 e atende atualmente 251 cooperados pessoa física e 11 cooperados pessoa jurídica, além disso, possui cinco milhões de reais em ativos. Está localizada na Rua Joaquim Prudente, em ponto de pouca visibilidade e circulação de pessoas. Desde a sua abertura a unidade apresenta baixos indicadores de crescimento e ainda não atingiu o resultado financeiro suficiente para manter sua sustentabilidade, mesmo após a realização de alguns investimentos, como o aumento no número de colaboradores. Dessa forma, o plano identificou que os principais fatores que corroboraram para a situação atual foram a falta de planejamento para abertura da agência e a falta de inserção no município. Diante do diagnóstico foram planejadas ações para estruturação da agência. Este plano foi estruturado de modo a contemplar informações básicas sobre o município de Nova Laranjeiras, sobre a Cresol no município e os seus indicadores atuais. O plano operacional foi estruturado em três pilares. O primeiro contemplou a estruturação da equipe interna, capacitação técnica, organização das rotinas de trabalho e recuperação de crédito. Entende-se que a capacitação dos funcionários é fundamental para melhora dos processos internos. O segundo pilar está na mudança física da agência para um local visível e amplo. A adequação dará maior visibilidade, possibilitando a prospecção de novos associados. Já o terceiro pilar está voltado ao relacionamento com a sociedade e associados, em conjunto com as ações de crescimento de carteira de crédito. O plano de marketing envolve procedimentos internos com funcionários, com ações de endomarketing para que eles conheçam a cooperativa, ações de relacionamento com associados. Foi evidenciado que para aproximar a comunicação dos associados com a Cresol é preciso ir além do telefone convencional. O plano também contempla a divulgação das linhas de crédito da Cresol no município através da participação em eventos locais, fortalecimento de convênios para crédito consignados com entidades públicas, além de parcerias com empresas dos ramos agrícolas e de construção do município. Já o plano financeiro, através do cálculo do tempo de retorno do capital investido (Payback) descontado, evidenciou que serão necessários R$ 328.488,99 (trezentos e vinte o oito mil, quatrocentos e oitenta e oito reais e noventa e nove centavos), com retorno em 20 meses. Dados refletem ações de crescimento da carteira de crédito e de serviços financeiros predominantemente. 6 Com as ações apresentadas nos planos supracitados se espera ao final do período de dois anos e seis meses, tornar a Cresol Nova Laranjeiras uma instituição que transmita segurança, agilidade e credibilidade. Além disso, espera-se com as ações obter um aumento de R$ 50 mil nas receitas mensais.

Downloads

Downloads