Um Projeto de Pesquisa é a apresentação de um plano, por parte do pesquisador ou da pesquisadora, para o desenvolvimento de um estudo que tenha como tema ou foco alguma ação que envolva a Cooperativa Cresol. 

Para montar um Projeto de Pesquisa, é necessário escolher um tema a ser trabalhado e, dentro deste tema, um objeto de pesquisa. A escolha do objeto é importante para o estudo, pois não é possível trabalhar todas as possibilidades dentro de um assunto. Aqui é relevante mencionar que o objeto não é, necessariamente, algo “concreto”, já que pode ser uma questão teórica mais abstrata, O importante é compreender que o objeto, ainda que abstrato, nada mais é que um recorte dentro de um grande tema.

Para que o Comitê de Pesquisas da Cresol possa fazer a avaliação da viabilidade do projeto de pesquisa, é necessário que o projeto esteja minimamente elaborado com os seguintes aspectos: objetivos, justificativa e metodologia. Vale ressaltar que a metodologia consiste num tópico essencial para que o Comitê possa conhecer as intenções da pesquisa quanto às investigações propostas e avaliar a sequência da pesquisa (coleta de dados, investigados, entrevistados, roteiro de entrevistas, entre outros aspectos).

quero submeter um projeto de pesquisa