Segmentação de Mercado como Diferencial Competitivo
Dados Acadêmicos
-
Autor
LUIZ GUSTAVO SILVEIRA MARTINS
-
Orientador
Michele Garbin
-
Universidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTROOESTE
-
Tipo de Curso
Especialização/MBA
-
Tipo
Dissertação
-
Ano de Produção
2020
Resumo do Projeto
Introdução
O presente do Trabalho de Conclusão do Curso cujo o título é “Segmentação de Mercado como Diferencial Competitivo” destina-se à Banca Examinadora de Bacharelado da Unicentro e a Cresol. O assunto abordado neste trabalho é de ordem relevante, uma vez que pode representar ganhos efetivos e crescentes para a Cooperativa e, ao mesmo tempo, atender ao associado. A segmentação de carteira consiste em promover um atendimento personalizado para cada tipo de público. As premissas para a aplicabilidade deste atendimento personalizado são principalmente: organizar os clientes por meio de critérios (como renda, tipo de conta, atividade econômica, dentre outros) e permitir que a cooperativa conte com colaboradores/consultores que conheça(m) o negócio do cliente. Ao fazer a segmentação do público e oferecer um colaborador/consultor que entenda as demandas de cada grupo, atinge-se o êxito na segmentação de carteira. Dentre os reflexos positivos estão a agilidade no atendimento, soluções financeiras eficientes propostas e a fidelização do cooperado. Com isso, permite-se aumentar o número de cooperados satisfeitos que manterão a cooperativa “viva” frente à crescente competitividade existente no ramo de cooperativas de crédito.