Dados Acadêmicos

  • Autor

    Alã Felipe da Silva Barreto

  • Orientador

    Myrian Layr Monteiro Pereira Lund

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2019

Resumo do Projeto

Introdução

Este trabalho apresenta o plano de viabilidade para abertura de uma segunda agência no município de Pato Branco/PR visando fortalecimento da marca Cresol, expansão do sistema cooperativo financeiro e oferta de atendimento e produtos e serviços disponibilizados pela Cresol União dos Pinhais, Cooperativa Singular filiada a Cresol Central Baser. O Sistema Cresol está em um cenário de crescimento e expansão, para este projeto o município de pato Branco com suas características econômicas é principal motivador de desenvolvimento alinhado a necessidade de aumento da participação no mercado. A população estimada no município de Pato Branco em 2018 foi de 81.893 pessoas, o salário médio mensal corresponde a 2,4 salários mínimos (IBGE, 2016) com 39,9% da população ocupada. De acordo com informações econômicas do município em 2016 o PIB per capita é de R$ 41.713,58 com 75,8% das receitas oriundas de fontes externas (IBGE 2015). Conforme pesquisa do IBGE o município possui 4.294 empresas atuantes no município sendo responsável por 726.9 milhões de faturamento e geração de 26.485 cargos de trabalho. O município possui 7 instituições financeiras com volume de R$293.919.221,00 em depósito a prazo aplicações com prazo de liquidez maior, R$84.439.147,00 em depósito à vista e R$424.386.845,00 em depósitos em poupança. As operações de crédito somam R$1.125.467.351,00. A renda média comparada entre 2010-2017 cresceu 1,21% passando de R$3.512,32 (2010) para R$3.819,96 projetado para 2017. (Estaban, IBGE 2018). A análise dos indicadores conclui que o plano de negócios executado é viável, com a realização de um investimento no valor de R$500.000,00 apresenta retorno em 33,88 meses alcançando uma receita projetada no valor de R$656.993,46 ao final do sexto semestre de operação. A taxa mínima de atratividade é de 3,18% ao semestre. Com a avaliação destes indicadores como ponto de equilíbrio atingir números maiores que os projetados trarão um retorno em menor período de tempo. Seguindo o plano operacional e financeiro e utilizando ferramentas corretas de marketing direcionadas ao público alvo, com posicionamento de mercado sendo competitivo aplicando os conceitos e valores cooperativistas o projeto se torna ferramenta de alcance aos objetivos propostos que são aumento da participação de mercado e geração de receitas para a Cresol União dos Pinhais atingindo maior número de usuários possíveis.

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