Dados Acadêmicos

  • Autor

    Luciana Veigas Viniarski

  • Orientador

    Myrian Layr Monteiro Pereira Lund

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2020

Resumo do Projeto

Introdução

Conforme dados do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB, 2019, p.1), assim é a definição do cooperativismo: “Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”. Trata-se de um caminho no qual é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo, uma ação que se inicia quando pessoas se unem para um mesmo objetivo, atuando como donos do próprio negócio em uma organização coletiva, estendendo-se com ciclos nos quais as pessoas ganham, assim como o país e o próprio planeta (OCD, 2019). As cooperativas, por sua vez, são definidas no artigo 4o da Lei no 5.764, de 16 de dezembro de 1971, com o seguinte teor: “As cooperativas são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados [...]” (BRASIL, 1971, p.1). Com respeito à cooperativa de crédito, objeto deste Plano de Negócios, sua definição é registrada pelo Banco Central do Brasil, com o seguinte teor: “Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados” (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2019, p.1). Em uma descrição feita por Alphonse Desjardins, um dos fundadores de cooperativa de crédito no início do século XX, a afirmação sobre esta instituição, segundo Wilhelm (2013, p.237): „Uma cooperativa de crédito não é um negócio financeiro comum, buscando enriquecer seus membros às expensas do público em geral. Nem uma empresa de empréstimos, buscando fazer lucro às expensas dos infortunados. A Cooperativa de Crédito não é nada desse tipo; é a expressão, no campo da economia, de um ideal social elevado‟. As cooperativas de crédito oferecem aos associados os principais serviços que são disponibilizados em bancos, incluindo a conta corrente, as aplicações financeiras, o cartão de crédito, empréstimos e financiamentos (BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2019). Quanto à solidez e a sustentabilidade de cooperativas de crédito, alguns fatores são relacionados pela Aliança Cooperativa de Crédito (ACI), como contributivos à administração, como o fato de serem entidades sem fins lucrativos, com o desafio de não bater metas de faturamento e rentabilizar ao máximo o investimento do cooperado, mas na oferta de 7 melhores produtos e serviços, a preços justos, competitivos e considerando as necessidades do quadro social (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO, 2016). A afirmação é de “Um pensamento mais humano, mais sustentável e, portanto, mais seguro tanto para a cooperativa quanto para seus associados” (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO, 2016, p.117). Informações sobre as cooperativas são relevantes: no mundo o cooperativismo gera 250 milhões de empregos, em cada 7 pessoas 1 é associado a uma cooperativa, são 2,6 milhões de cooperativas no mundo (ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS, 2019). Analisando as perspectivas de desenvolvimento alcançadas o cooperativismo busca crescimento e representação no sistema financeiro nacional apresenta diferenciais competitivos que registram expressivo desenvolvimento. No cooperativismo de crédito, atualmente, são 8,9 milhões de associados distribuídos em 929 cooperativas. A rede de atendimento das cooperativas no Brasil representa 18% das agências bancárias do país, enquanto que os depósitos totais administrados ultrapassam 5% do total, sendo que as cooperativas de crédito somadas ocupam a 6a posição no ranking do volume de ativos, depósitos e empréstimos estando, portanto. entre as maiores instituições financeiras de varejo do país. Existe ainda um contingente de 97% que ainda não utilizam o sistema de crédito cooperativo (PORTAL DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO, 2019). Visando ampliação da marca, expansão do sistema cooperativo e oferta de atendimento e produtos e serviços disponibilizados pela Cresol União dos Pinhais este Plano de Negócios busca identificar a viabilidade de abertura de uma nova agência no município de Palmas, Paraná. A Cooperativa singular está situada na região sudoeste do Paraná, e tem sua sede em Coronel Vivida, Paraná, com 115 km de distância. Atualmente a Cooperativa singular conta com 5 agências, localizadas nos municípios de Coronel Vivida, Pato Branco, Honório Serpa, Clevelândia e Mariópolis, visando expandir sua área de abrangência e atendimento analisando o plano de viabilidade, com base em informações técnicas do município observando o potencial em números e características locais onde a Cresol União dos Pinhais já possui agências instaladas. O principal objetivo deste Plano de Negócios é verificar através do estudo de indicadores, levantamento de dados econômicos e payback a viabilidade e o tempo estimado de retorno financeiro da nova agência de relacionamento no município de Palmas, Paraná. 8 Para tanto, realiza pesquisa com o propósito de identificar o potencial de crescimento buscando otimizar a estrutura a ser implantada, analisar as caraterísticas dos futuros cooperados e projetar cenários de investimento e ações a serem trabalhadas pela Cresol União dos Pinhais, observar o perfil e segmentação dos cooperados que residem no município e comparar com os perfis de cooperados dos municípios onde a Cooperativa já atua. Como objetivos específicos e indicadores de desempenho, o Plano de Negócios tem como finalidade o seguinte: - ampliar a abrangência e participação de mercado de Palmas, Paraná, nos seguintes indicadores: número de associados ativos; captação de recursos; carteira de crédito comercial; resultado financeiro da cooperativa; produtos e serviços; e, programas sociais; - ampliar a rede de atendimento da Cresol União dos Pinhais agência de Palmas, Paraná, melhorando as condições gerais de atendimento aos cooperados otimizando o acesso a Cooperativa para os moradores do município, considerando que atualmente a cidade mais próxima é Clevelandia; Indicador: padronização das políticas de crédito, captação, atendimento dos associados. - consolidar o desenvolvimento da agência junto ao mercado e público-alvo ofertando crédito e serviços com preços justos e competitivos visando indicadores de resultados sustentáveis; Indicadores: equilíbrio econômico-financeiro; ampliação da participação dos produtos e serviços no suprimento do custo fixo; redução do índice de custo fixo da agência. - consolidar a imagem institucional da Cresol no município de Palmas, Paraná, mediante percepção da marca da Cresol neste, junto aos seus associados, população e entidades de classe, a ser mensurada por pesquisa; fortalecimento da marca, comunicação assertiva e trabalho de marketing com segmentação direcionada visando a fidelização do cliente e imagem positiva para a sociedade. Pretende-se que os objetivos e indicadores deste Plano de Negócio possam ser atendidos na determinação da viabilidade de abertura e implantação de agência Cresol no município de Palmas, Paraná.

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