Dados Acadêmicos

  • Autor

    Jose Carlos Vandresen

  • Orientador

    Ms. Myrian Lund

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2018

Resumo do Projeto

Introdução

O foco do desenvolvimento deste Plano de Marketing é instrumentalizar uma melhoria de processo, trazendo de forma mais aprofundada os produtos do crédito que serão desenvolvidos para aplicação na carteira de pessoas jurídicas. Também, serão desenvolvidas algumas possibilidades peças de comunicação e marketing, compreendendo as necessidades internas e externas à cooperativa. Observando a atuação sistêmica da marca a qual deverá orientar as ações específicas de posicionamento e comunicação da cooperativa para realidade deste novo público que se pretende prospectar. Enquanto metodologia, este trabalho será desenvolvido por meio da pesquisa documental através de informações disponibilizadas pela Central Cresol Baser, dados disponíveis da internet, pesquisa bibliográfica e por fim, estudo contratado pela Cresol Baser com objetivo de fundamentar atuação com o segmento de pessoa Jurídica. Conforme dados atuais da cooperativa, o total da carteira de crédito comercial da Cresol Leste Paranaense em setembro de 2017, era de R$ 8.878.619,99, sendo que deste valor, R$ 2.094.452,57 são oriundos de operações com pessoas jurídica, o que representa 23,6% do total, nas modalidades de capital de giro, parcelado e rotativo, financiamentos para investimento e veículos, antecipação de recebíveis e limite cheque especial. Do total de crédito comercial pessoa jurídica aproximadamente 27,8%, ou seja, em torno de R$ 502.000,00, está alocado em créditos renegociados. Também é possível constatar que a inadimplência do crédito comercial para pessoa jurídica é era de 11,7% em setembro de 2017, enquanto que a média do sistema para o mesmo segmento era de 8,1%. Atualmente a cooperativa não possui uma estratégia de segmentação de cooperados, os analistas de negócios atendem a todos os públicos da cooperativa, sendo um atendimento voltado para as pessoas físicas, principalmente no produto crédito de repasse, isso tem inibido o crescimento do crédito comercial para às pessoas jurídicas.

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