Dados Acadêmicos

  • Autor

    Andressa Borusk Gnoatto

  • Orientador

    Myrian Layr Monteiro Lund

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2019

Resumo do Projeto

Introdução

Este presente trabalho tem como objetivo abordar um estudo sobre segmentação de carteira em uma agência da Cresol, localizada em Santa Izabel do Oeste/PR, que pertence a Cresol Fronteira PR/SC/SP, ligada ao Sistema da Central Cresol Baser. A segmentação de carteira baseia-se na ideia de que o mesmo produto não satisfaz a todos os cooperados, sendo necessário a customização do atendimento e de produtos de acordo com o perfil de cada cooperado. Para que isso aconteça é necessário reunir essas pessoas com perfil semelhantes em grupos menores e trata-los de acordo com suas necessidades, personalizando os produtos e atendimento. O desenvolvimento deste plano está relacionado a permanência e continuidade da organização no mercado, impulsionando constantes práticas de aperfeiçoamento, visando necessidades e aspirações dos cooperados, com o intuito de conquistar e fideliza lós. Contribuindo para compreender as necessidades, desejos, expectativas conscientes, a fim de focar num plano de ação estruturado, confiável e mais direcionado ao consumidor. Com intuito de melhor atender seus cooperados e também por fins de organização no fluxo das atividades Para Athanassopoulos (2000), uma das estratégias possíveis para contribuir para a satisfação dos clientes é a adoção de uma estratégia de segmentação de mercado adequada. Quando feita de forma apropriada, esta é benéfica quer para as organizações quer para os consumidores, já que, agrupando clientes com necessidades semelhantes, consegue-se mais facilmente fazer face a diversidade da procura existente no mercado, desta forma, destaca-se a importância de oferecer um atendimento mais personalizado aos associados, para que estes também tenham oferta de produtos apropriados, possibilitando assim maior penetração destes tanto em relação a pessoa física como jurídica. Para produção deste trabalho, foram realizadas entrevistas com colaboradores e líderes de outras Instituições financeiras, a fim de conhecer a proposta de trabalho sobre segmentação que praticam e também como entendem essa divisão das carteiras pensando em renda, público, proximidades das regiões para atendimento. Foram aplicados questionários em associados da Cooperativa de Crédito na cidade de Santa Izabel do Oeste, com intuito de conhecer o que este10 público atendido, espera e conhece sobre segmentação de carteiras, bem como relevância para este projeto ser executado.

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