Dados Acadêmicos

  • Autor

    Marcos Olair Kempf

  • Orientador

    Myrian Layr Monteiro Pereira Lund

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2019

Resumo do Projeto

Introdução

RESUMO EXECUTIVO Este projeto consiste na criação de aplicativos inteligentes que circulem por um canal digital possibilitando aos agricultores associados da Cresol contratar suas operações de crédito sem precisar sair do conforto de sua residência. Conforme os registros do sistema interno da cooperativa em pesquisa, constata-se que na safra 2018/2019 foram formalizadas aproximadamente 28.000 operações de crédito rural, o montante liberado ultrapassou R$ 1.3 bilhões de reais. Neste sentido, identifica-se que destes 14.000 agricultores são usuários do aplicativo, tendo em vista que durante o período da safra de 2018/2019, estes usaram a ferramenta (IB), o que corresponde a 50 % do que foi contratado. Diante das informações, acredita-se que os mesmos farão parte da demanda que se utilizará das ferramentas aqui propostas, mesmo porque, o objetivo é divulgar esse sistema de maneira que possa se alcançar o maior número de associados possíveis dentro do sistema Cresol. O mesmo será apresentado como|: Cresol Agro e contará com quatro canais, sendo o Facebook, o aplicativo Android, o Website e Whatsapp. Os agricultores poderão escolher o aplicativo de sua preferência, usando os dispositivos, Mobile e/ou Desktop. Na fase inicial deste, optou-se por instalar em apenas três agências, localizadas nos seguintes municípios: Rebouças no Paraná. Ouro e São José do Cedro ambas em Santa Catarina. Será um projeto piloto, pois passará por ajustes necessários e consideráveis em uma margem de adaptação, até obter uma maior assertividade e assim poder ser replicado para todo o sistema cresol minimizando o risco técnico de funcionamento. As três agências escolhidas, possuem tamanhos de patrimônio diferentes, o critério usado foi a quantidade de associados com carteira de crédito rural e o uso de Internet Bank como balizador, por outro lado, o perfil dos associados é semelhante, ou seja: faixa etária parecida e grau de escolaridade. A divulgação do projeto será feita por meio de folders, mala direta, banners, cartazes e nos atendimentos nas agências e também nos estabelecimentos parceiros das cooperativas. Para o funcionamento desses aplicativos será feito um investimento aproximadamente de R$ 105.000,00 (cento e cinco mil reais), o que será rapidamente retornado para o sistema, uma vez que, cada analista leva em torno de 20 minutos para atender um cooperado no momento de formalizar a proposta de intenção de financiamento, esses 20 minutos custa para a cooperativa R$ 8,84 (oito reais e oitenta e quatro centavos) que multiplicado por 14.000 operações em um ano safra, se economizará do tempo, cerca de R$ 123.760,00 (cento e vinte três mil e setecentos e sessenta reais) fato que o investimento terá seu retorno no segundo ano após sua implantação, prevendo um custo de total de R$ 205.000,00 (duzentos e cinco mil reais), distribuídos entre os aplicativos e a divulgação.

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