Dados Acadêmicos

  • Autor

    Rosiane Dalacosta

  • Orientador

    Não se aplica

  • Universidade

    NÃO SE APLICA

  • Tipo de Curso

    Mestrado

  • Tipo

    Artigo

  • Ano de Produção

    2021

Resumo do Projeto

Introdução

Para ser competitivo e ainda ter diferencial frente aos seus concorrentes, as organizações precisam adotar novas práticas, ou desenvolver melhores estratégias, com o objetivo de obter melhores resultados. Neste contexto, surge o conceito e uma abordagem denominada Capacidades Dinâmicas (CDs), para explicar o fenômeno desenvolvido pelas organizações quando aderem a estratégias em resposta a mudanças, unindo capacidades das pessoas e recursos tanto novos quanto já existentes. Na literatura é comum encontrar nos conceitos a definição de que CDs são ferramentas de adaptação organizacional que divulgam e motivam as inovações frente às mudanças de ambiente. Os autores clássicos sobre este assunto, Wang e Ahmed (2007) detalham essa definição genérica, e, portanto, salientam que as CDs possuem três elementos principais que são as capacidades: adaptativa, absortiva e de inovação. Outra afirmação muito encontrada na literatura sobre o assunto que o conceito de CDs é formulado a partir de uma extensão da Visão Baseada em Recursos (VBR), cuja provém do termo inglês Resource Based View (RBV), que investiga comportamentos para que as organizações criem e mantenham vantagens (BARNEY, 1991; PENROSE, 1959). Neste novo conceito, ou seja, nas CDs está agregada a necessidade de renovação dos recursos e capacidades da RBV em virtude do ambiente instável e competitivo enfrentado pelas organizações. Wang e Ahmed (2007) enfatizam que este comportamento disponível a mudança é o atributo principal da organização que possui CDs. Nesta lógica, o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem, pode ser considerado uma estratégia para o desenvolvimento destas respostas. Isso porque, a aprendizagem é um processo em que se pode ter o repasse de informações, e preparo das organizações para evoluir em procedimentos operacionais, bem como no desenvolvimento de novas capacidades chaves (WANG; AHMED, 2007). A aprendizagem organizacional envolve e é apoiada pela produção e propagação do conhecimento, a qual pode ocorrer tanto no âmbito individual, quanto coletivo de uma organização. Esta propagação do conhecimento, permite que o indivíduo articule conhecimentos tanto formais quanto informais, e possa criar estratégias para responder de forma rápida e efetiva a instabilidade ambiental. Neste sentido, as organizações traçam alguns caminhos estratégicos para facilitar o processo de aprendizagem dos seus integrantes. Por exemplo oferecem programas de treinamento e desenvolvimento, criam estruturas e concedem capacitações com a intenção de desencadear e explorar competências distintas e essenciais para a sua sobrevivência. Desta forma, levando em consideração o exposto acima, este estudo levanta o seguinte problema de pesquisa: a educação corporativa da Cresol, permite que seus membros inovem, adaptem e absorvam novas técnicas para enfrentar o ambiente competitivo?

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