Dados Acadêmicos

  • Autor

    Delazir Mascarello

  • Orientador

    Myrian Layr Monteiro Pereira Lund

  • Universidade

    FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2019

Resumo do Projeto

Introdução

O projeto consiste na utilização de tecnologia de fotos de satélite para mapear e interpretar as imagens das áreas informadas, fornecendo dados de produtividade, manejo e condução, bem como cruzamento de informações com bases de dados governamentais, de clima, embargos legais e ambiental. Permite o gerenciamento da carteira agrícola para o agente financeiro e da propriedade para o agricultor. Atualmente já temos normatização que prevê a utilização de tecnologia de imagens via satélite para acompanhamento de lavouras. Temos também normatizações que nos obrigam a fazer as vistorias nas operações contratadas com crédito oficial. Uma vistoria de acompanhamento depende do deslocamento de um colaborador até a propriedade para avaliar a aplicação do crédito, o que em muitas ocasiões, significa um deslocamento muito grande, tornando a vistoria cara, em média de R$ 90,00 cada, e demora em torno de 4 horas. A vistoria via satélite pode reduzir estes custos, e agilizar muito a sua realização, pois o custo de uma vistoria via satélite é, em média, R$ 15,00 (considerando a média de tamanho das lavouras que é de 15 hectares cada uma), e demora em torno de 10 minutos para ser gerada no sistema. Este foi o primeiro ponto a chamar atenção para o desenvolvimento desta ferramenta. Passamos a buscar tecnologia no mercado, porém o mercado ainda não dispõe de produtos de prateleira que se encaixem nas nossas necessidades, principalmente pela grande maioria do nosso público serem pequenos e médios produtores, e os produtos existentes serem voltados para o grande produtor. Por serem focados em um público mais capitalizado estes produtos possuem um custo também elevado, em média, R$5,00 por hectare, por relatório gerado, enquanto que com o desenvolvimento da ferramenta apresentada neste trabalho, estimasse um custo de R$ 1,00 por hectare, gerando quantos relatórios forem necessários durante o desenvolvimento da planta. No decorrer desta pesquisa nos deparamos com o Parque Tecnológico de Itaipu, que dispõe de tecnologia, porém não consegue introduzi-la no mercado por falta de interesse por parte do mercado financeiro, dos grandes bancos. Neste momento começamos a discutir uma parceria, onde a Cresol entraria com a expertise no crédito rural e o PTI entraria com a tecnologia e o desenvolvimento do sistema. Desta parceria surgiram muitas outras ideias de prospecção de negócios, mitigação de riscos, controle e viabilidade de propriedades, uma série de possibilidades que esta tecnologia nos pode trazer, onde todos são beneficiados, tanto o cooperado quanto a Cresol. Para selecionar o grupo piloto de operações partimos do maior risco, e maior emergência de monitoramento, sendo estas as maiores acionadoras de Proagro. Por ter um custo relativamente baixo, R$ 570.000,00 para implantação do sistema e R$ 1,00 por hectare para utilização, ela se mostra uma importantíssima ferramenta para gestão de carteira agrícola, por parte da Cresol e de gestão da propriedade, por parte do cooperado. A exploração do marketing pode ser feita no sentido de mostrar que a Cresol se importa com o seu quadro social, e entrega a ele ferramentas tecnológicas que até então eram privilégios de grandes agricultores. Se considerarmos apenas os custos com acompanhamento de lavouras feitas presencialmente, sem considerar as oportunidades de negócio e os dados passíveis de coleta e utilização por nós, temos um custo anual de aproximadamente R$ 800.000,00, sendo que, com o sistema, teremos um custo de cerca de R$ 300.000.00, somando-se ao custo de implantação teríamos um valor de R$ 870.000,00, viabilizando a ferramenta já no segundo6 ano de uso. Assim nos utilizamos de inovação e tecnologia para trazer um cenário de ganha-ganha, onde todos se beneficiam, munindo de informações tanto a Cresol quanto o cooperado, possibilitando o desenvolvimento harmônico de ambos. Pois, ao mesmo tempo que coleta dados para a Cresol, também fornece dados ao produtor, dados que serão produzidos pela análise das informações coletadas e seu cruzamento com dados de sites meteorológicos, ou EMBRAPA, etc. Por estarmos economizando valores nas visitas presenciais a própria Cresol pode arcar com os custos, oferecendo gratuitamente ao agricultor como um diferencial entre a Cresol e a concorrência.

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