Dados Acadêmicos

  • Autor

    angelica wronski luvisa

  • Orientador

    Wellington Alvim da Cunha

  • Universidade

    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTROOESTE

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Plano de negócios

  • Ano de Produção

    2020

Resumo do Projeto

Introdução

Antes visto como secundário pelas organizações, o tema sustentabilidade ganhou relevância no mercado e se tornou indispensável na gestão estratégica e no dia a dia de qualquer negócio. A longevidade e a perenidade organizacional são conceitos que fazem parte desse novo cenário econômico almejado pelas empresas para garantir que perpetuem suas atividades. Afinal, agregar valor e se manter ativa durante gerações são grandes sinais de sucesso institucional. E no meio aos desafios gerados por essas novas tendências estão aqueles enfrentados pelo cooperativismo, embora seu modelo de negócio seja diferente ao capitalismo tradicional, que visa a penas o lucro, as cooperativas também precisaram se adaptar a essas mudanças e as oportunidades trazidas por elas para sobreviver e se manterem competitivas no mercado. Um dos grandes desafios das cooperativas do ramo de crédito é o engajamento dos jovens no seu quadro social e consequentemente nas lideranças dessa sociedade. A participação das novas gerações nesse setor é fundamental para sua sustentabilidade. A presença dos jovens não só traz a perenidade como também torna o espaço mais dinâmico, menos hierarquizado, permitindo a troca de experiências e o crescimento da cooperativa ao mesmo tempo em que agrega valor ao cooperado. Muitas cooperativas têm dificuldade em dialogar e atrair esse público e perguntas como: “Por que me associar a uma cooperativa de crédito se posso escolher uma fintech sem taxas e on-line?” tem se tornado comuns nesse setor. Para ajudar a responder essa pergunta o presente trabalho propõe um Programa de Organização do Quadro Social e Associação de Jovens e Crianças. Novos cenários exigem também novos conceitos de gestão, o novo líder além de suas habilidades de inspirar e olhar para o futuro, deve também se conectar a velocidade do mundo atual para não perder oportunidades de crescimento para seu negócio. A transformação digital exige essa agilidade e exige também a mudança da cultura organizacional que deve ser conduzida pelo líder. É preciso ambientes mais flexíveis para se relacionar com clientes, sócios e colaboradores que já nasceram nessa época digital.

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