A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO RELACIONAMENTO PARA RETENÇÃO E REATIVAÇÃO DOS COOPERADOS NA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL ASCOOB SISAL
Dados Acadêmicos
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Autor
TAMIRES GONÇALVES DAMACENO
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Orientador
Roseli de Oliveira Machado
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Universidade
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTROOESTE
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Tipo de Curso
Especialização/MBA
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Tipo
Plano de negócios
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Ano de Produção
2022
Resumo do Projeto
Introdução
A cooperativa de crédito rural ASCOOB Sisal, fundada em 1991 por grandes fazendeiros do município de Serrinha, Bahia, após lutas que os movimentos sociais conseguiram liderar e a partir de um novo foco, voltado para as microfinanças, tornou-se uma das instituições de referência para os agricultores e pequenos empreendedores da região. Entretanto, nos últimos cinco anos, após ter passado por duas incorporações e adquirido novos sócios de culturas distintas, e ter absorvido um volume alto de patrimônio negativo das cooperativas incorporadas, perdeu seu foco estratégico. A partir disso, a ASCOOB Sisal vem tentando reestruturar suas áreas estratégicas e alcançar a sustentabilidade através da inovação e da criação de novos produtos e serviços. Tal situação fez com a cooperativa perdesse de vista seu foco principal, que são os sócios, tendo como situação problema o aumento dos cooperados inativos, de aproximadamente 19 mil, o que representa 52% do total de sua carteira, além de aumento das despesas administrativas, baixa eficiência operacional e distanciamento da relação com o quadro social. Diante desse cenário, faz-se emergente resgatar a essência da unidade e construir um programa de relacionamento com o cooperado que venha proporcionar a relação de forma continuada e estimule a utilização dos produtos e serviços, mantendo assim os sócios ativos e fidelizados. Assim, esse modelo de negócios, ao propor um conjunto de ações de relacionamento com o cooperado, visa, em última instância, a redução ou, ao menos, o equilíbrio do indicador de cooperados inativos, a reaproximação das bases sociais, a definição do foco estratégico da instituição, a mudança de comportamento na forma de tratar e atender os cooperados, o aumento das receitas e uma maior eficiência operacional.