Dados Acadêmicos

  • Autor

    Edson Mangefesti Franco

  • Orientador

    Giovani William Gianetti

  • Universidade

    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

  • Tipo de Curso

    Especialização/MBA

  • Tipo

    Monografia

  • Ano de Produção

    2019

Resumo do Projeto

Introdução

Uma cooperativa necessita, até para que possa ser considerada cooperativa, colocar em prática ações educacionais e de informação, de forma que os atores envolvidos tenham uma noção clara a respeito de sua entidade. Um bom exemplo de boas práticas nesse sentido é o Programa Um Olhar para o Futuro desenvolvido e aplicado pela Cresol Cooperativa de Crédito Solidário que em um ano contou com a participação de 7300 alunos em 42 cooperativas e 19 unidades de atendimento nos estados do Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rondônia, tendo ainda a participação de 93 agentes de formação infantil em 239 escolas e 336 professores regentes em 357 turmas. Fonte: Infocos – Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário. Pela natureza do cooperativismo financeiro o descaso ou descompromisso com o 5º princípio (Educação, Formação e Informação), pode levar ao menor sinal de adversidade ao abandono de associados. É necessário que haja programas de formação e ações que atendam aos diferentes públicos internos e externos. Educação, Formação e Informação é um princípio que funciona como um alicerce da boa prática cooperativista, sua atuação concerne na preparação dos associados, dirigentes, colaboradores e na conscientização da população, e suas diversas ações práticas merecem ter suas metodologias e resultados pesquisados e suas contribuições e impactos conhecidos. Do ponto de vista da abrangência da pesquisa, ela será limitada a um estado brasileiro com importante presença de cooperativas de crédito, neste caso o Espirito Santo, servindo como instrumento um único sistema cooperativo de crédito. A lista dos sete princípios é aplicada em qualquer parte do mundo e orienta as diretrizes do sistema cooperativo geral. Os sete princípios são: 1) Adesão Livre e Voluntária, 2) Gestão Democrática, 3) Participação Econômica, 4) Autonomia e Independência, 5) Educação Formação e Informação, 6) Intercooperação, 7) Interesse Pela Comunidade. A opção de estudar e pesquisar sobre o 5º princípio cooperativo (Educação, Formação e Informação) e não os demais, leva em consideração que esse é o princípio que norteia o processo de conscientização sobre a importância do cooperativismo. Sem o investimento na formação e informação dos indivíduos as cooperativas de crédito não teriam o seu espaço reconhecido e não conseguiriam evoluir do ponto de vista que qualificação de seus membros, dos representantes eleitos e colaboradores, bem como também nos negócios.

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